Ainda na contagem regressiva para nossa Jornada… Estamos nos últimos preparativos e, assim, o boletim Desidério apresenta vestígios de seu final. Um boletim preparatório que precisa findar para que a Jornada aconteça. O fim se anuncia, mas ainda estamos com fôlego para manter viva a discussão em torno de nosso tema: “Desejo: mostra tua cara”.
E há algo no desejo que aponta para o exílio de cada um diante da linguagem e da inexistência da relação sexual. “Somos todos exilados.” Entretanto, pensando o exílio como uma necessidade diante da própria pátria (A bolsa/pátria ou a vida?), como fica a questão do desejo? Foi com essa questão no horizonte que elaboramos o vídeo da DesejAR-Te, que contou com Jean Wyllys e Iordan Gurgel discutindo esse tema tão caro à psicanálise na cidade. Além desse vídeo, contamos com o artista circense Victor Abreu falando sobre corpo, desejo e invenções. Vale a pena conferir! E assim a DesejAR-TE finaliza seus trabalhos neste boletim, e eu aproveito para agradecer a animação e disposição da equipe: Graziela Vasconcelos, Liliane Sales, Julia Jones e Marcia Ledo.
A comissão de acolhimento também se utilizou do recurso audiovisual e fez um vídeo para orientar como chegar no local da jornada, passando dicas também sobre locais de alimentação. Vale a pena tomar nota dessas orientações.
No Lampejos, contamos com o texto de Luiz Felipe Monteiro intitulado “Com a cara na rua e sem fantasia”, que demarca uma importante diferença entre demanda e desejo e faz importantes elaborações sobre o desejo como sendo o desejo do Outro.
Milena Nadier apresenta seu texto “Dois regimes de interpretação”, uma elaboração que se enquadra no Eixo 3 “Desejo e sua interpretação”, sobre o desejo de reconhecimento e seu além, que inclui a opacidade do gozo.
Por último, mas não menos importante, Daniela Lima de Almeida nos apresenta seu texto “Uma interrogação vagando sem pressa”, uma elaboração a partir da segunda preparatória da Jornada. A autora faz um percurso importante sobre o objeto a, como causa do desejo e sua relação com a angústia.
O boletim conta também com a instigante programação da nossa Jornada que se anuncia. Eu já escuto teus sinais. Aproveitem e até breve!