Psicanalista, Membro da Escuela de Orientacion Lacaniana (EOL) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP), Analista Membro (AME) da EOL/AMP.
Graduado em Psicologia.
Doutor pela Universidade de Paris 8, menção em Psicanálise. Professor Titular de Psicopatologia, Faculdade de Psicologia, UBA.
Professor Adjunto Regular da Universidade de Buenos Aires (UBA), da disciplina “Clínica das Toxicomanias e do Alccolismo”. É também Diretor do Departamento de Estudos sobre a Toxicomania e Alcoolismo, pertencente ao Centro de Investigação do Instituto Clínico de Buenos Aires (Instituto do Campo Freudiano).
Gabriela Grinbaum: Como você poderia explicar o que é o desejo?
Fabián Naparstek: Justamente ontem comentei um caso clínico na Faculdade: um homem tinha uma adicção ao sexo. Ele dizia que não podia deixar de ser infiel, que tinha uma voracidade que lhe era impossível parar e que estava com todas as mulheres possíveis. O que eu marcava ali era que sua infidelidade se devia ao fato de que estava casado. Ele não tinha um desfrute pela infidelidade, mas não podia parar de fazer sexo com qualquer mulher. Tratava-se de uma psicose. Então, o que tratei de contar aos alunos é que justamente isso não era o desejo. Não era o desejo por uma mulher, e que, em todo caso, depois o repetiria com outra mulher seguindo o mesmo traço. Na realidade, era a compulsão o que não o deixava frear.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.