Skip to content

Editorial PHÁTOS #05

Julia Solano (EBP/AMP)

Inicio o editorial dessa última edição regular do Páthos com uma fala de Christiane Alberti retomada por Marcelo Magnelli há alguns meses atrás, a propósito das nossas jornadas.  “Eu proponho considerar que o desafio das jornadas de uma Escola é que ela transmita algo como a alegria significante do inconsciente, o gosto pela análise e o desejo de análise.”

Decidi retomar a fala de Alberti nesse último editorial por acreditar que ela reflete bem o espírito que orientou as preparações para estas jornadas. Este boletim surge aí como um produto dessas preparações que consistiram em um verdadeiro trabalho de escola. O Páthos foi eminentemente sustentado por produções de membros da Seção Bahia, membros da AMP, participantes do Núcleo da Política da Nova Juventude e associados do IPB; enfim, um coletivo de pessoas que uniu-se em torno do tema das nossas jornadas, lançando-se ao trabalho. As produções veiculadas aqui, apesar de resultantes dessa apaixonada discussão entre vários, não impediram de fazer ressoar a singularidade de cada autor que, a sua maneira, nos introduziu sua perspectiva sobre as Paixões do Falasser. O que resta disso é o desejo de saber e entusiasmo que agora nos impulsiona a dar continuidade a esse trabalho nos dias 25 e 26/10, nas jornadas!

Nesta edição, na rubrica Rastros, contaremos com os textos de Rosa López trazendo uma instigante reflexão psicanalítica sobre a compaixão, Analícea Calmon introduzindo uma perspectiva interessante sobre os afetos e paixões no corpo falante e Luiz Felipe Monteiro apresentando de maneira autoral e “agridoce” o surgimento das paixões em uma análise fictícia.

A pílula dessa edição está a cargo de Iordan Gurgel que nos apresenta o tema das nossas jornadas a partir de uma arte urbana, aproximando as paixões do falasser ao cotidiano da vida social.

Os rastros serão de Graziela Pires que compartilha conosco uma breve análise psicanalítica da série O Urso e de Julia Jones que introduz sua leitura da música de Chico Buarque “Pedaço de Mim”.

Nos Furos conheceremos “A paixão de Buba”.

Além disso, compartilhamos aqui alguns eventos que acontecerão durante as jornadas tal como o lançamento da nova revista Agente e a transmissão da entrevista com a escritora Patrícia Melo.

Enfim, o Páthos se despede de todos nessa edição, mas não sem tornar público os agradecimentos a todos os membros, associados, participantes do Núcleo da Política da Juventude, a toda comissão do boletim e comissão de comunicação, em especial ao seu coordenador Marcelo Magnelli e a Bruno Senna.  Foi o páthos de cada um de vocês que fomentou esse Páthos!

Até as jornadas!

Back To Top
Search
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?