Julia Solano (EBP/AMP) Inicio o editorial dessa última edição regular do Páthos com uma fala…
Editorial Boletim PHÁTOS #00
por Marcelo Magnelli e Julia Solano
Do Páthos, significante que representa as paixões, a Πατηοσ, letra grega que escreve o impossível de dizer do pathos que faz padecer os apaixonados. Ou seria, ao contrário?
O afeto é a faísca produtora do fogo das paixões. Lacan toma as paixões, em um primeiro momento do seu ensino, como paixões do ser. Ao se constituir a partir da linguagem, o sujeito dividido paga um preço com seu ser. É um sujeito marcado pela falta a ser. As paixões entram aí como efeitos do padecimento desse sujeito na sua relação com o Outro, oferecendo-lhe uma ilusão de completude.
Mais adiante, Lacan mencionará as paixões da alma, estas relacionadas ao objeto a. Trata-se aí de um parletre que goza do corpo na medida em que este é afetado pela linguagem.
Paixões e afetos estão diretamente conectados e é importante examinar de maneira mais aprofundada essa conexão para compreendermos a dimensão real em jogo. Quando Lacan, no seminário 10, destaca a angústia como afeto que não engana, aponta-a enquanto signo do real. Alguém afetado pela angústia prescinde do significante para se dar conta de que está angustiado, simplesmente experimenta-a no corpo. Poderíamos pensar as paixões como uma espécie de junção do afeto com o pathos, relacionado aí com essa satisfação da qual o falasser padece? As paixões expressam algo ou são simplesmente experimentadas?
Enfim, das paixões do ser que nomeiam afetos tomados por Lacan como efeitos do significante, às paixões da alma que nomeiam afetos que advêm das falhas do significante, do impossível de dizer de cada um; sem necessariamente precisar ser nessa ordem. Este é o percurso que pretendemos seguir neste boletim.
Neste primeiro número, Iordan Gurgel, Coordenador Geral, apresenta a Jornada como da ordem de um acontecimento de Escola, e como a participação dos interessados pode fazer com que cuidemos do jardim da psicanálise lacaniana na Bahia. Você também pode ter acesso ao Argumento, elaborado pela Comissão Científica, que anima e orienta a Jornada. Aqui também conheceremos (e não deixe de aproveitar) os valores de lançamento para as inscrições. Garanta sua presença, pois as vagas são limitadas.
Aproveitamos então para convidar a todos a participarem conosco, acompanhando as edições e contribuindo com produções, lançando suas faíscas nessa fogueira de paixões!
Boa leitura!