Skip to content
EXTRA 006 – OUTUBRO 2024

EDITORIAL

Marcela Antelo AME (EBP/AMP)

Na última frase da “Nota italiana”, de 1973, podemos ler Lacan afirmar: “Tudo deve girar em torno dos escritos a serem publicados”1.

Hoje, apresentamos para vocês, leitores, o número 21 da nossa revista Agente, que estará disponível na livraria da nossa Jornada que acontecerá nesta semana. Ele retrata a voluta da fala que nos enreda e nos faz girar — que maravilha! — no que, com Lacan, chamamos de transferência de trabalho, acontecimento que produz frutos sérios quando ela gera séries.

A Seção Bahia e o Instituto vêm rodando a baiana o ano inteiro com o tema das paixões, gingando com elegância e fazendo acrobacias com esse objeto teórico inquietante, presente na experiência analítica de início ao fim.

O tema faz parte de nossa memória desde o ano 2000, quando, na nossa VII Jornada, Éric Laurent desenvolveu um seminário marcante para nossa audiência atenta, publicado no livro Paixões do ser, esgotado já há muitos anos. A Diretoria da Seção escolheu republicar esse seminário por ocasião da XXVIII Jornada da Seção Bahia e da XXIV Jornada do IPB. Éric Laurent acrescentou mais duas apresentações ao vivo: uma no Rio, em 2016, e outra em Turim, em 2017. O objeto extraído daí é um livro que todos queremos alojar na nossa estante. Também estará disponível na livraria da Jornada, apaixonante.

1 LACAN, Jacques. Nota italiana. (1973) In: LACAN, Jacques. Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. p. 315.

REVISTA AGENTE 21

ÉRIC LAURENT PAIXÕES DO PARLÊTRE

Diretor Seção – Luiz Felipe Monteiro | Diretora do IPB – Analicea Calmon

Coordenador Geral da Jornada – Iordan Gurgel

Coordenador da Comissão de Comunicação – Marcelo Magnelli

Comissão de Boletim: Julia Solano(Coord.), Luiz Mena, Claudio Melo, Graziela Vasconcelos,
Guacira Cavalcanti, Kleyanne Lima, Liliane Sales, Marília Santiago.

Criação e Editoração: Bruno Senna – sennabruno@gmail.com

Back To Top
Search
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?