Skip to content

Olá! Seja bem-vind@ ao espaço da Comissão de acolhimento das nossas Jornadas!

Caso queira saber de alguma informação que ainda não esteja no site, não hesite em nos contatar! Acesse o ícone do WhatsApp que fica no canto inferior esquerdo da tela e solicite contatar a Comissão de acolhimento.

Lembramos que nosso evento será 100% presencial e, para você que não reside em Salvador, já disponibilizamos algumas sugestões de hotéis próximos ao evento para seu conforto e comodidade. Segue lista abaixo.

Abraços, axé e até breve!

A comissão: Camila Abreu, Clara Melo, Daniela Nunes Araujo (Coord), Ethel Poll e Graziela Pires.

Venha fazer um primeiro tour em Salvador conosco!

Começando pelo bairro do Rio Vermelho, bairro tão conhecido e boêmio, temos a Praia de Buracão. É uma praia mais escondida que quase passa desapercebida, porém bem frequentada. Ela está escondidinha para quem passa de carro pela rua Odilon Santos, a caminho de Amaralina e Pituba. A praia é de correnteza forte, o que nos faz lembrar de um cuidado maior para quem desejar um banho de mar.

Temos também a Casa do Rio Vermelho ou Casa de Jorge Amado. É uma atração cultural incrível. É uma casa em que Jorge Amado e Zélia Gattai viveram por 30 anos e hoje está aberta ao público (ingresso pago). Conta com móveis originais e conservados, além de obras dos autores e pertences pessoais que podem ser vistos por vários ângulos.

Pensou em um acarajé? Temos o Acarajé da Dinha, que fica no Largo de Santana, próximo ao Largo da Mariquita, que você também encontrará o Acarajé de Cira (eleito o melhor da cidade).

O La Taperia é, com certeza, uma boa dica de restaurante no Rio Vermelho. Fica de frente para o mar. Uma delícia de lugar!

E se você quiser reunir gastronomia com músicas regionais e diversão, temos a opção do Mercado do Peixe, situado na praça Caramuru. Tem muitos restaurantes neste local, podem aproveitar!

Claro que não iríamos esquecer daquela moqueca, não é? Você encontra na Casa de Tereza e Dona Mariquita, ambos têm um tempero maravilhoso e detalhes surpreendentes.

Temos também o Nankgastrobar, que é um ambiente com uma culinária diversificada e saborosa, além de assumir uma bela decoração. Dá para tirar aquela foto de #turistandoemSalvador.

E para finalizar este bairro, o que acham de curtir a noite no Boteco do França? O boteco fica em uma viela no Rio Vermelho. Conta com um excelente clima, com detalhes artísticos regionais de Bel Borba, além de ótimos petiscos como: bolinho de bacalhau, escondidinho de camarão, arroz de polvo, carne seca com purê de abóbora. Hummm!

E aí? Vamos agora visitar a Barra?

A Barra é um bairro na cidade de Salvador e conta com uma excelente infraestrutura. É local muito procurado pelos turistas. É lá que tem carnaval, gente! Uma pena que o carnaval é só em fevereiro, mas há muito o que se aproveitar por lá em outros períodos do ano. Já conhecem a Praia do Porto da Barra? Não? Então venha! Oxente. Cedinho tem um excelente banho de mar e ainda dá para aproveitar a orla, que está a coisa mais linda.

É óbvio que, em nosso tour, o Farol da Barra não poderia ficar de fora. O Farol da Barra, ou Farol de Santo Antônio, localiza-se na antiga ponta do Padrão, atual Ponta de Santo Antônio. Foi o primeiro sistema de sinalização náutica a entrar em operação nas Américas.

E é lá que temos restaurantes que não podemos deixar de apresentar para vocês. Primeiro, o Restaurante Pereira. Ele fica entre o Porto e o Farol da Barra. O restaurante tem um menu variado e o ambiente é muito aconchegante. Outro restaurante, super bem recomendado é o Barravento. É um restaurante tradicional na Barra, próximo ao Morro do Cristo. E o cardápio bem diversificado, viu?

Chegamos agora no centro histórico Salvador. Vem com a gente!

O Santo Antônio Além do Carmo é um bairro histórico, cultural e gastronômico. Lá você encontra o forte de Santo Antônio Além do Carmo: uma fortificação antiga que oferece uma vista diferente de Salvador. Temos o Largo de Santo Antônio Além do Carmo: um espaço que foi reinaugurado em 2016 e conta com bancos, piso, pergolado, pista de corrida, parque infantil e equipamentos para exercícios físicos. Temos também Casarões Coloniais pelo bairro, ainda habitados, que dão um ar tradicional ao bairro e as ruas de pedra compõem um lindo cenário. Muitos deles se transformaram em restaurantes e hotéis.

Ouvimos um pedido de lugar para comer? Temos o Bar do Ulisses, que conta com uma cozinha baiana com opções interioranas e costeiras em casarão de ambiente boêmio e aconchegante.

Lá você também irá encontrar cafés e restaurantes: o bairro tem vários, como o Poró, o La Lupa, o Zanzibar, o Bar Cruz do Pascoal, o Café e Cana Botequim e o Restaurante Casa de Farinha, etc.

E quem quiser visitar uma linda igreja, não deixe de passar pela Igreja Nossa Senhora do Carmo. A igreja conta com um estilo neoclássico e foi construída no século XVII.

Chegou a hora do Pelourinho, que embora seja o local mais conhecido pelos turistas, o centro histórico inclui também o Terreiro de Jesus, a Praça da Sé, o Largo de São Francisco e o bairro do Comércio. Estamos falando de toda a área que circunda alguns pontos que estão no coração da cidade, como a Ladeira da Barroquinha, a Praça Municipal, a Avenida Sete de Setembro, etc. Estes locais têm uma arquitetura colonial interessante, além de estarem cheios de obras de arte por toda parte. Você também não pode deixar de conhecer o Mercado Modelo, que agora tem um passeio cultural belíssimo, falando da nossa história e ancestralidade. Além disso, contamos com o Museu Cidade da Música (lá tem até karaokê, para quem quiser cantar e você ainda leva um vídeo de recordação, que é gravado na hora). O Elevador Lacerda é muito legal de conhecer e você que vem de fora, poderá ver a parte alta e a parte baixa do local.

E para finalizar nosso tour, vamos comentar de Feijoada e Mugunzá. São duas coisas, que além do acarajé, gostamos bastante por aqui. Para aquele feijão preto meio carioca e meio baiano, indicamos o restaurante Dona Mariquita ou o São Jorge Botequim, que ficam no Rio Vermelho. E mugunzá?! Agora ficou fácil. Gente, em quase todas as delicatessen´s e padarias da cidade, vocês podem encontrar. Fiquem à vontade para escolher! Até o próximo tour!

E então, animados? Nossas Jornadas estão se aproximando e convidamos vocês para fazer um segundo “tour” conosco pela cidade.

Vamos começar pelo Museu de Arte de Bahia (MAB)

Lá você encontra muita cultura nas obras do Conselheiro Jonatas Abbott e Francisco Marques de Goés Calmon, além das obras dos pintores baianos Presciliano Silva, Alberto Valença e Mendonça Filho.

Onde fica?

Localizado na Av. 7 de Setembro, 2.340, Vitória, o MAB possui uma localização privilegiada que facilita muito a sua visita.

Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)

Se você é alguém que aprecia arte moderna, vai adorar cada momento no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM).

Ao entrar no museu, você será recebido por um acervo diversificado, que inclui pinturas, fotografias e esculturas de artistas renomados, como Portinari, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e muitos outros. O MAM oferece uma experiência completa para se aprofundar na arte moderna.

Onde fica?

Av. Lafayete Coutinho, Salvador – BA. Sua localização permite que você explore tanto o museu quanto os encantos naturais que cercam a Baía de Todos os Santos.

Museu Afro Brasileiro

O Museu Afro Brasileiro é um tesouro de peças artísticas e objetos que narram a rica história e cultura da África e sua influência no Brasil.

Por lá, você terá a oportunidade de explorar uma coleção diversificada que inclui esculturas, máscaras, tecidos, cerâmicas, adornos e instrumentos musicais, entre outros objetos que refletem a vida cotidiana de diversos povos africanos

Onde fica?

Av. Sete de Setembro, 1.990, no bairro da Vitória. Essa área é facilmente acessível a partir de vários pontos da cidade, tornando a sua visita muito prática

Espaço Carybé de Artes

Imagine se perder nas cores, formas e histórias contadas por um dos artistas mais queridos da Bahia? No Espaço Carybé de Artes, isso é possível!

O local é dedicado ao trabalho do renomado artista argentino naturalizado baiano, Carybé. Suas obras são uma homenagem à cultura e à vida na Bahia, e você encontrará uma coleção diversificada que inclui pinturas, esculturas e desenhos.

Além das obras do próprio Carybé, o espaço também abriga exposições temporárias de outros artistas.

Onde fica?

Rua do Forte São Diogo, 209, no bairro do Porto da Barra, em Salvador, o Espaço Carybé de Artes é um tesouro escondido na cidade.

Que tal pensarmos em mais alguns locais em quem vocês possam desfrutar de uma boa gastronomia?


Rio Vermelho: O bairro mais gastronômico da cidade, com vários restaurantes e a Praça da Dinha, famosa pelo acarajé .

Bahia Marina: Na avenida do Contorno, um shopping de restaurantes chiques à beira-mar.

Gamboa de Baixo: Comunidades com bares à beira da Baía de Todos os Santos, acessíveis por vielas ou barquinho.

Dique do Tororó: Manancial natural com uma lagoa de 110 mil litros de água, gastronomia e opções de lazer.

Praia Farol da Barra: Com vários restaurantes nas proximidades, como a Cafeteria Santa Clara, Acarajé da Tânia, Boteco Do Farol.

Se você não acompanhou o nosso primeiro “tour”, corre lá! Tem uma diversidade de passeios e culinárias interessantes. E oh! Se tiverem qualquer dúvida, entrem em contato com a nossa Comissão de Acolhimento. No veremos logo mais!

Back To Top
Search
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?