Marcelo Magnelli (EBP/AMP) Estamos nos aproximando do nosso encontro, então, não deixe de acompanhar nosso…
Editorial Boletim PHÁTOS #02
Julia Solano (EBP/AMP)
Com entusiasmo, apresento a segunda edição do Páthos. Neste número, na rubrica Letras, contamos com um texto inédito escrito por Henri Kaufmanner (EBP/AMP) intitulado Imagem e Paixão. Nele, Henri traz uma leitura muito interessante sobre como pensar o estatuto da imagem na contemporaneidade. As imagens que se refletem nas câmeras do celular são da mesma ordem que as imagens refletidas no espelho? Ele nos responde que não, apontando que estas mudanças geram implicações nos corpos e paixões dos falasseres.
Em Mau Humor: um toque do real, Wilker França (IPB) discorre sobre o mau humor na perspectiva psicanalítica destacando-o como uma paixão que surge atrelada a impossibilidade de suportar o real.
Seguindo a trilha das paixões da alma, na rubrica Rastros, Caroline Quixabeira (NPJ) nos fala sobre o tédio do coronel, ressaltando o tédio como uma percepção dolorosa da repetição, a partir de uma interessante leitura da obra de Gabriel Garcia Marquéz, Ninguém escreve ao coronel.
A pílula desta edição está a cargo de Rômulo Ferreira da Silva AME (EBP/AMP) que nos responde de maneira apaixonada a pergunta: Como pensar as paixões do lado do analista?
Na rubrica Furos, conheceremos duas paixões. A paixão de Ney Matogrosso e a do papa, possivelmente partilhada por mais algumas pessoas.
Enfim, convido a todos a se deixarem afetar pelas paixões desta edição. Boa leitura!