Analícea Calmon AME (EBP/AMP)[1] Para tratar dos afetos em relação ao corpo, remeto-me ao seguinte…
Jornada Clínica EBPBA 2024
Equipe organizadora
Aléssia Fontenelle (EBP/AMP); Ana Stela Sande (EBP/AMP); Lucy de Castro (EBP/AMP); Nilton Cerqueira (EBP/AMP) e Pablo Sauce (EBP/AMP). Êxtimo: Fernanda Otoni de Barros Brisset (AME EBP/AMP).
Uma elaboração Provocada
Nilton Cerqueira (EBP/AMP)
Se a paixão é uma experiência que marca os corpos com acentos, tempos e matizes discursivas tão múltiplas, onde situarmos um ponto que nos dê, a nós, que nos pomos a par destes casos onde quer que ocorram, ao menos uma orientação?
No começo desta orientação está a transferência, ponto-pivô que dará suporte ao elenco de nomes que essas paixões encarnam na cena analítica. O padecimento que pesa como paixão errante num corpo falante já não será mais o mesmo se o acontecimento da transferência se faz presente.
Que saber novo esse acontecimento incita? Quais afetos a abertura deste campo inédito mobiliza? Que ressonâncias deste acontecimento um praticante tocado pela psicanálise pode acolher, com sua escuta-leitura, e fazer eco, com seu ato, num caso?
Quem, se não cada um de nós (e precisamente quando algo em nós opera para além do sentido comum das paixões) pode consentir com o bem-dizer, que surpreende essa prática impregnada de corpos falantes que padecem de paixões?
Eis o voto expresso lançado junto com nossas jornadas clínicas:
Que cheguem à nossa conversação os casos atendidos em vários enquadres, em vários momentos do tratamento, conduzidos por vários praticantes que se dispõem a contribuir, com um fragmento vivo da sua experiência clínica, para uma elaboração conjunta provocada pela singularidade com que uma paixão é tomada no tratamento analítico.
Que venham os registros dessas experiências com o esforço de elaboração necessário para que possamos acompanhar as voltas de um caso acossado pelas paixões, mas que venham despidos dos conceitos preconcebidos pelo excesso de confiança na doutrina que o ensino da psicanálise sustenta, afinal, são estes casos mesmos que interrogam a doutrina e que emprestam a ela, como no caso de uma conversação, vivacidade e eficácia clínica.
A transmissão de uma experiência, com suas voltas em torno das paixões, pode fazer vibrar as notas que Freud e Lacan nos ensinam a escutar e extrair de uma maneira que produza consequências fecundas.
Esta é nossa aposta posta como convite a cada um de vocês, leitores da experiência apaixonante que a psicanálise introduz no mundo.
Ao argumento lançado pela comissão serão agregados novos argumentos, seja brotando ao sabor do improviso engajado, nas discussões do Seminário de Formação Permanente, seja advindo do rigor decidido de escrita nas publicações prévias à jornada, seja, por fim, mas não menos importante, pelos casos que, trazido à luz, possam se fazer argumento clínico da função que nos interessa, a função do analista.
Orientações
As contribuições para a Jornada Clínica deverão ser na forma de apresentação de caso ou de uma vinheta clínica.
Três aspectos, entre outros, serão considerados:
- Que a apresentação do caso, como resultado de um esforço de redução, destaque os aspectos mais relevantes para a discussão;
- Que, na apresentação do caso, estejam assinalados os efeitos produzidos no tratamento a partir da presença e do dizer do analista;
- Que seja proposta uma questão para a discussão.
Uma referência conceitual ou alguma citação que possa contribuir para a discussão serão bem-vindas, com o cuidado para que as elaborações teóricas não se sobreponham à singularidade ou a uma eventual novidade trazida pelo caso.
Os textos, a serem enviados em formato de arquivo Word, deverão ter no máximo 5000 caracteres com espaço, escritos em fonte Times New Roman 12, com espaçamento de 1,5.
Antes do título, solicita-se a inserção do nome completo do autor, seu e-mail, número de WhatsApp.
No assunto do e-mail, deverão vir os seguintes dados: XXVIII Jornada da Seção Bahia – Jornada Clínica – SOBRENOME, Nome.
Os textos deverão ser enviados até o dia 01/09, para o e-mail: jornadas@ebpbahia.com.br
Caso não receba a confirmação de que seu trabalho foi recebido até o dia 08/09, favor reenviar o e-mail.
Observação: Lembramos que, para o envio de trabalhos endereçados à Jornada Clínica, os autores deverão estar previamente inscritos nas Jornadas da Seção Bahia.