Editorial
Aléssia Fontenelle
Psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise
Eros e os avatares que encerra, sempre dão o que falar… Em sua íntima conexão com a fala, o discurso amoroso está sujeito à transformação dos significantes amos da época, que o inscrevem. Entre os enamorados, o falar de amor sofre modificações em sua expressão, mas sempre permanece o real que produz riscos e prazeres nos labirintos do amor. Assim, se evidencia um intransponível na relação entre os sexos, um muro que impossibilita que o laço amoroso se estruture pelo discurso, pois a parceria é sempre sintomática.
Rasuras
O gozo dela que poderia mudar ele
Rosa López
Psicanalista em Madri. AME da Associação Mundial de Psicanálise e da Escuela Lacaniana de Psicoanálisis. Ensinante do Instituto del Campo Freudiano
Sigmund Freud ficou estancado no impasse das histéricas, as quais, como algumas feministas, acreditam em uma ontologia do feminino, uma espécie de essência a ser descoberta, seja em si mesmas ou na outra mulher que encarna o ideal. Contra toda ontologia, Lacan argumenta que o sexo é, acima de tudo, algo que se diz. O discurso da histérica não diz tudo, mas faz crer que ela dispõe de um saber em reserva com o qual é capaz de seduzir à maneira de Scheherazade. Por outro lado, a posição feminina propriamente dita não diz tudo, tampouco promete chegar a dizê-lo alguma vez, porque é impossível.
O novo no amor e o de sempre
Silvia Tendlarz
AME da AMP. Membro da EOL e da ECF. Diretora da Coleção Diva. Responsável pelo estabelecimento de cursos de JAM. Professora a cargo da cátedra Clínica do autismo e da psicose na infância, UBA. Membro do conselho do ICdeBA.
O amor sempre dá o que falar. Mudam os significantes amos com os que se inscreve o discurso amoroso e com eles as modalidades com as que se expressa o amor, mas permanece o real que produz que se sofra e se seja feliz por amor. O contemporâneo se torna um schifter do entrelaçamento do amor, do desejo e do gozo. No entanto, o que há de novo na expressão do amor no século XXI?
Biblio-on
Paulo Gabrielli (coordenador da comissão de bibliografia), Carla Fernandes, Luiz Felipe Monteiro, Milena Nadier e Rogerio Barros.
“Seria possível representar o Isso como se achando sob o domínio das silenciosas mas poderosas pulsões de morte, que desejam ficar em paz e (incitadas pelo princípio do prazer) fazer repousar Eros, o promotor de desordens; mas talvez isso seja desvalorizar o papel desempenhado por Eros”.
O Eu e o Isso
Freud, S. Editora Imago. Vol. XIX, p. 76, 1ª edição em março de 1976.
Lançamento do livro de Silvia Tendlarz
O INCONSCIENTE ENAMORADO, Silvia Tendlarz. Buenos Aires: Grama ediciones, 2022.
Aproveitamos para divulgar o livro de Silvia Tendlarz, intitulado O Inconsciente Enamorado, lançado esse ano pela editora Grama e que dialoga muito bem com o tema da nossa jornada. “O inconsciente enamorado é então, necessariamente, a própria condição do inconsciente, e também a do amor… Dito de outra maneira: o inconsciente enamorado é a única possibilidade de fazer recíproco aquilo que, por sua própria condição, é a não reciprocidade do gozo, a não reciprocidade do gozo do Um… Que o amor seja sempre recíproco, suscita a pergunta que o leitor encontrará formulada de várias maneiras nestas páginas: de se há um amor que não pede sempre, em seu horizonte, reconhecer-se e verificar-se como sendo um amor que pede ser amado pelo Outro. É a pergunta se existe um amor que não se reduza à experiência de ser e sentir-se amado pelo Outro. Não antecipemos a resposta que será, melhor dizendo, uma aposta.” Miquel Bassols
Lembramos que Silvia, no dia 19 de outubro, participará de uma das preparatórias da nossa jornada apresentando seu livro. Não percam!
Enxame Cultural
Amores coisados
Alice Munguba – Associada do Instituto de Psicanálise da Bahia
Camila Abreu – Associada do Instituto de Psicanálise da Bahia
Em 2013 o tema de enamoramento entre homem e máquina foi abordado no cinema através do filme “Her” dirigido por Spike Jonze. Este tema passou a ser pauta. Ora defendido, ora ridicularizado. O filme retrata as novas configurações do amor e retrata o relacionamento entre o escritor Theodore (Joaquin Phoenix) e o sistema operacional Samantha (Scarlett Johansson). Muito se falou sobre a questão imaginária, a idealização do par romântico que enfim se realiza através da máquina.
Rosa López: entre ditos…
Rosa López
Psicanalista em Madrid. AME da Associação Mundial de Psicanálise e da Escuela Lacaniana de Psicoanálisis. Ensinante do Instituto del Campo Freudiano.
No Seminário 24, no final da Aula 6, Lacan distingue o desejo e o amor quando afirma que o amor não é outra coisa do que uma significação. O desejo tem um sentido, mas o amor, como já assinalava no Seminário da Ética, quer dizer, como o sustenta o amor cortês, o amor está vazio. Como podemos captar essa concepção do amor como vazio?
Acolhimento
Estamos em contagem regressiva para a XXVI Jornada da EBP Bahia e a XXII Jornada do Instituto de Psicanálise da Bahia. O evento será transmitido pelo Zoom, sendo que os autores dos trabalhos e os coordenadores das mesas estão convidados para se fazerem presentes na nossa sede, um modo gradativo de incluir a presença dos corpos nos nossos eventos.
O coquetel dançante será o ponto de encontro presencial para todos os inscritos. Assim como no Banquete de Platão, no espaço aberto da cobertura do prédio da nossa sede, continuaremos a nos interrogar sobre Eros, amor, desejo e gozo, acompanhados por uma boa música, vinhos e empanadas. Nesse boletim, vamos acompanhar o delicioso texto de Marcela Antelo que apresenta as origens do bolero.
Envio de Trabalhos
Data limite para o envio dos resumos: 15 de agosto
Orientação: até esta data deverá ser enviado um argumento do trabalho, contendo um resumo de até 10 linhas e informando o eixo ao qual está vinculado.
Data limite para o envio dos trabalhos: 03 de outubro
Orientação:
- Os textos devem ter, no máximo, 5000 caracteres (incluindo referências e espaços)
- Fonte: Times New Roman 12, justificado, espaçamento 1,5
- Referências citadas em notas de pé de página.
Atividades preparatórias
Convidamos a todos para as atividades preparatórias que começarão neste mês de agosto! Aguardamos vocês!