Editorial
Maria Luiza Sarno (coord.), Julia Solano (coord. adjunta), Aléssia Fontenele, Alice Munguba, Camila Abreu, Julia Jones e Marcelo Magnelli.
É com muito entusiasmo que apresentamos a primeira edição do nosso boletim “Erosditos”, iniciando assim os preparativos para a XXVI Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Bahia e XXII Jornada do Instituto de Psicanálise da Bahia que tem como tema A Erosão de Eros! Nesta edição trazemos os “Ditos de abertura” de Mônica Hage, coordenadora das Jornadas, o argumento e eixos temáticos que nortearão
Ditos de Abertura
Por Mônica Hage
Coordenadora Geral da XXVI Jornada da Seção Bahia e a XXII Jornada do IPB
É com alegria e entusiasmo que anuncio a XXVI Jornada da Seção Bahia e a XXII Jornada do IPB – A erosão de Eros, que acontecerão nos dias 11 e 12 de novembro de 2022, tendo como convidada nossa colega Rosa López, membro da ELP/AMP.
A frase do poeta Lautréamont – “Belo como o encontro fortuito entre uma máquina de costura e um guarda-chuva, sobre uma mesa de dissecação de cadáveres” – nos remete, de pronto, a algo inusitado…
Rosa López: entre ditos…
Argumento
Pela Comissão Científica
Lacan, partindo do inconsciente estruturado como linguagem, cuja ênfase é dada ao significante articulado produzindo sentido, chega à definição do inconsciente como Um, tomado com suas ressonâncias. Isso põe em relevo o amor, o desejo, o gozo e o corpo, signos de uma nova razão nesta era da erosão de Eros.
Nessa perspectiva, somos brindados com Eros, a divindade do amor, que, ao ser tomado na vertente erótica, se refere ao conjunto das tendências sexuais e desejos…
Eixos Temáticos
Marcas, ruínas e restos de amor
Por Paulo Gabrielli
(a)mortecer
Por Fátima Sarmento
O amor (com)sentido
Por Analícea Calmon
Erótica do extranormativo
Por Nora Gonçalves
Novo amor, um amor mais digno
Por Sônia Vicente
Enxame Cultural
Sobre o autor David Altmejd, escolhido para a identidade visual de nosso boletim
David Altmejd é um escultor canadense que vive e trabalha em Los Angeles. Ele cria esculturas altamente detalhadas que, muitas vezes, nos fazem questionar a distinção entre o dentro e o fora, superfície e estrutura, representação figurativa e abstração. Outra marca de David é nos apresentar o caos, um caos que não se faz estático, uma vez que se transforma, transcende…