Scroll to top

Editorial Boletim Erosditos #01

Com alegria, apresentamos o Boletim Erosditos número um! Nesta edição, traremos na rubrica Rasuras dois textos de orientação para nossa jornada. Um escrito por Marcela Antelo intitulado “A Erosão de Eros” e o outro refere a apresentação de Fabián Fajnwaks “O Discurso Capitalista e o Impossível”, realizada na XXV Jornada EBP/IPB-Seção Bahia em 2021.

Apesar do discurso capitalista foracluir o amor, fala-se muito sobre o tema. O amor ainda segue firme nas letras das músicas, nos roteiros dos filmes, nos manuais de auto-ajuda vendidos por coaches em lives do instagram. Mas o que de fato está em jogo aí?  “Dizer que o capitalismo foraclui as coisas do amor, significa que, em sua aversão à perda ele produz algo que, por exemplo, uma socióloga, Eva Illouz chamou de “não amor”, nos diz Fabián em seu texto, aprofundando a questão.

Marcela nos lembra que “se a relação sexual não se escreve, ocasionalmente, o amor pode se escrever”, ressaltando que “a erosão que nos interessa é a escrita da letra de gozo no corpo”. Nesse sentido, poderíamos pensar o amor enquanto encontro contingencial que resistiria ao tempo e mudanças culturais?

Na rubrica Biblio-on, o amor retorna nas citações de Freud, Lacan e Miller escolhidas pela Comissão de Bibliografia.

No Enxame Cultural, poderemos acompanhar uma instigante reflexão sobre o incidente ocorrido no Oscar entre Will Smith e Chris Rock, também abordada na perspectiva do amor para a psicanálise, escrita por Colin Wright.

Por fim, teremos a segunda parte da entrevista com Rosa López, realizada por Marcelo Veras através de perguntas elaboradas pela comissão do boletim.

Boa leitura!

Julia Solano

Related posts