David Altmejd
David Altmejd é um escultor canadense que vive e trabalha em Los Angeles. Ele cria esculturas altamente detalhadas que, muitas vezes, nos fazem questionar a distinção entre o dentro e o fora, superfície e estrutura, representação figurativa e abstração. Outra marca de David é nos apresentar o caos, um caos que não se faz estático, uma vez que se transforma, transcende e transmite um caráter dinâmico, como imaginamos ser o do inconsciente. O efeito virá a partir do olhar singular de cada sujeito que observa suas obras.
O autor traz figuras híbridas, gigantes, meio-homens, meio-bichos, que povoam um mundo entrelaçado com fios de seda, circulação de fluxos e energias. É como se a ideia fosse sair de uma identificação macro – em que todos percebem a mesma coisa – para a singularidade que cada observador pode perceber de suas obras.
O universo de David Altmejd faz-nos pensar o psíquico e o físico, que aparece em sua arte como um entrelace que não se traduz e, portanto, não tem uma solução prática. Trata-se de algo maleável e abstrato, em que se apresenta a espontaneidade de uma criação artística.
O trabalho do artista é um convite para viajarmos nas noções do inconsciente, da fantasia e das perturbações que dela se originam. E assim, deixar cada espectador livre para as ressonâncias de um enigma. Certamente, cada um que olha as esculturas de David poderá retratar essa experiência de forma singular e fazer seu próprio devaneio.