EDITORIAL
Marcelo Veras – AME. Membro EBP/AMP
Imagem: 33ª Bienal de São Paulo, Afinidades Afetivas
Estamos nos aproximando da Jornada, preparativos a todo vapor! As equipes trabalham com desejo e transferência de trabalho para que tenhamos uma excelente oportunidade de trocas epistêmicas, mas também de trocas afetivas. É o grande momento do ano em que encontramos colegas da cidade de diferentes lugares, falamos do que estamos fazendo, contamos um pouco de nossa intimidade, sabemos um pouco da intimidade do outro.
A fronteira do íntimo
Mario Goldenberg – AME. Membro EOL/AMP
Imagem: Cena do filme Paranoid Park
É um prazer para mim participar desta mesa das Jornadas de Enlaces. Alegra-me que Enlaces 17 tenha publicado Gérard Wajcman. Nós publicamos em Consecuencias n.1 um texto dele que faz parte do livro A regra do jogo. Testemunhos de encontros com a psicanálise, no qual fala do íntimo e dá, no final, um breve testemunho de um episódio de sua análise. A regra do jogo… é uma compilação de artigos que Bernard-Henri Levy fez com Jacques-Alain Miller, reunindo analistas, artistas e escritores – uma página por autor – que dão conta da sua relação com a psicanálise.
O mais íntimo nos autismos
Ana Martha Maia – Membro EBP/AMP
Imagem: Echolilia – “Sometimes I wonder”, do livro de Timothy Archilbald
A extimidade é construída sobre a intimidade, diz Miller em uma das aulas do curso de orientação lacaniana. Ele se refere ao Unheimlichkeit de Freud para sustentar que na passagem de uma zona a outra, da intimidade à extimidade, as negociações se anulam: o êxtimo é precisamente o íntimo, o mais íntimo que está no exterior como um corpo estranho.
VIDRADOS NO OLHAR
Sobre “lobos”, “dragões” e “crocodilos” – um encontro com o filme O senhor das moscas
Mônica Hage – Membro EBP/AMP. Coord. do Núcleo de Psicanálise e Criança – Carrossel
Imagem: Cena do filme O senhor das moscas
O filme O senhor das moscas, baseado no livro homônimo de William Golding, publicado em 1954, foi exibido em atividade Inter-Núcleos, promovida pelo Núcleo de Psicanálise e Criança (Carrossel), em parceria com o Núcleo de Psicanálise e Audiovisual.
A história gira em torno de um grupo de crianças e adolescentes que, após um acidente de avião, se veem sozinhos em uma ilha deserta, sem a presença de qualquer adulto. A luta pela sobrevivência e os desafios da arte da convivência em grupo são os temas que percorrerão toda a narrativa. Estamos diante de um enredo que nos dá margem a vários pontos para discussão, mas elegi uma via apostando que ela possa dialogar com o tema da nossa Jornada deste ano.
INTIM&CIDADE
Toc toc toc. Licença, Jorge; licença, Zélia. Podemos entrar?
Daniela Araujo – Associada do IPB-BA
Imagem: Entrada da Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai
Estamos na rua Alagoinhas, casa 33, hoje, Memorial Casa do Rio Vermelho, aberta para visitação de baianos e turistas: uma possibilidade de conhecer pouco mais da intimidade do casal Jorge e Zélia, os Amados. É na interface entre o público e o privado que adentramos no universo não apenas de memórias de uma das famílias que representa a cidade de Salvador, mas também de parte da história da Bahia.
ACONTECEU NA EBP-BA: LEITURAS SEMINAIS
Mais além do enigma: a opacidade
Laiz Cardozo – Associada do IPB-BA
No último dia 31 de agosto, a convidada internacional Débora Rabinovich esteve em Salvador (BA) e nos presenteou com uma belíssima conferência preparatória para a nossa 23ª Jornada, a ser realizada nos próximos dias 28 e 29 de setembro. A conferência, presidida por Pablo Sauce (Diretor Geral da EBP – Bahia), representou um momento muito importante de debates e esclarecimentos acerca do tema escolhido para a Jornada, caracterizado por Débora como “interessante e complexo”, uma vez que põe em vista o impossível.