“Você já foi a Bahia nega, não? Então vá!”
A comissão de acolhimento se reuniu para tratar de assuntos da cultura baiana e seus encantos.
Não poderíamos deixar de mencionar a tão falada magia que habita o imaginário de uma Bahia preta, mística, rodeada por terreiros de candomblés e de seu axé. “Bahia de todos os santos, encantos e axés”. Quem aqui chega se interessa em saber mais sobre uma historia marcada por ‘navios negreiros’, orixás, transes e das loucuras da cidade conhecida como a capital da alegria e do carnaval. Para quem vive por aqui conhece a ‘dor e a delícia’ da crônica cidade, a velha Salvador com seus 468 anos de idade.
Iremos nessa jornada transitar entre o mistério da Bahia encantada, a singularidade dos signos discretos da loucura. Das crônicas contadas, a linguagem equivocada do delírio que faz enigma.
Disponibilizaremos dicas de locais onde possam conhecer um pouco desses significantes que caracterizam a nossa cultura.
PELO PELÔ, PELOURINHO!
Se você procura por entender a história soteropolitana a partir de suas manifestações culturais, construções arquitetônicas e interação com as pessoas, o Pelourinho é este lugar privilegiado! Situado no coração do centro histórico da cidade, você poderá desfrutar de grande diversidade de igrejas, museus, restaurantes, bares; ou seja, estará sempre rodeado da cultura e atrativos locais.
A palavra “pelourinho” se refere a uma coluna de pedra, localizada normalmente ao centro de uma praça, onde escravos eram expostos e castigados – prática comum no Brasil Colônia. Hoje, no Pelourinho, é possível ver pessoas de todas as raças e religiões juntos, enquanto se caminha pelas suas ladeiras e calçadas de paralelepípedo mantidas. Lá você poderá entender um pouco mais da cidade através das suas origens!
# NÃO DEIXE DE IR:
- Museu de Arte Sacra
Para quem gosta de apreciar a nossa história o Museu de Arte Sacra é uma excelente atração. Seu acervo possui imagens sacras datadas dos séculos XVI ao XIX. Possui ainda uma pinacoteca com representações muito belas da nossa história. - Rua Sodré, 276.
- (71) 3243-6310
- Fundação Casa de Jorge Amado
A Fundação guarda o acervo de Jorge e serve de fonte de pesquisas sobre sua obra.
Casarão situado na frente do Largo do Pelourinho, berço de muitas estórias e personagens de Jorge. - Largo do Pelourinho, s/n.
- (71) 3321-0122
- Igreja e Convento de São Francisco
Igreja católica do século XVIII com esculturas cheias de detalhes na parte externa e interior ornamentado. - Largo do Cruzeiro de São Francisco, S/N
- (71) 3322-6430
# PARA ALMOÇAR?
- Restaurante do SENAC | $$-$$$
- Largo do Pelourinho.
- Brasileira, frutos do mar, sul-americana.
- (71) 3321-5502
- Cuco Bistrô | $$-$$$
- Largo do Cruzeiro de São Francisco, 6.
- Brasileira, frutos do mar, contemporânea.
- (71) 3321-8722
- Sorriso da Dadá | $$-$$$
- Rua Frei Vicente, 5.
- Brasileira, frutos do mar.
- (71) 3321-9642
# E SOBREMESA?
- A Cubana Sorvetes
- Rua das Portas do Carmo, 12.
- (71) 3321-6162
# DIGESTIVO / BAR
- O Cravinho
- Terreiro de Jesus, 3.
- Bar, clube e vida noturna.
- (71) 99314-6022
Solar do Unhão /Museu de arte Moderna da Bahia /JAM no Mam
Uma das melhores dicas para visitar em Salvador é o Solar do Unhão. Uma construção do século XVI, sede do Museu de Arte Moderna da Bahia fica localizado na Avenida do Contorno, dono de uma das vistas mais lindas da cidade e de um pôr do sol incrível. Se puder ir ao sábado, no espaço acontece a JAM no MAM (projeto que leva aos finais de semana do Museu uma trilha sonora especial, baseada no melhor estilo das jam sessions). Ponto de encontro garantido de músicos locais, o projeto vem atraindo artistas de todo o mundo que, de passagem pela Bahia, encontram ali um espaço democrático para ouvir Jazz com “sotaque baiano” ao lado da banda Geleia Solar e de músicos profissionais que são referência no mercado local.
A JAM no MAM acontece todos os sábados a partir das 18h. O sucesso do projeto permitiu que, em agosto de 2009, fossem comemorados os dez anos de realização, com uma programação especial que incluiu shows de artistas como Elza Soares, Toninho Horta, Fernando Sodré e Jurassik Quartet.
Em todos esses anos, a JAM no MAM construiu algumas peculiaridades musicais que a diferenciam de outras jam sessions espalhadas pelo mundo. Graças à forte tradição percussiva da música baiana e à riqueza de ritmos da cultural popular local, as performances no MAM oferecem um mix de baião, samba, frevo, salsa, blues e swing, trazidos para um universo que tem como tônica a improvisação. Tudo isso transforma a JAM em uma experiência única, que é a cara da Bahia e, por isso mesmo, universal!.
Além disso, a localização favorece, pois o MAM fica muito perto de dois pontos turísticos da cidade – o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda. Subindo o elevador, você se depara com uma das sorveterias mais antigas e tradicionais da cidade – A Cubana
Outras dica é que a região é cercada dos restaurantes mais bem conceituados da cidade, como por exemplo: Amado, Chez Bernard, Soho, Lafayette, Ercolano, dentre outros.
Pergunte a um baiano se dá tempo de fazer tudo isso junto?! E ele certamente responderia:
– Oxente! Dá sim, tudo junto e misturado!
O RIO VERMELHO, E DE TODAS AS CORES
Se você procura por uma noite agitada, está no lugar certo! O Rio Vermelho é o bairro mais boêmio de toda a cidade, proporcionando assim, o encontro de diversas tribos. Localizado na orla marítima de Salvador, estão situados luxuosos hotéis – e não tão luxuosos assim –, pousadas, grande número de bons restaurantes – e não tão bons assim –, e os famosos acarajés de Dinha, de Regina e de Cira.
É lá que está a colônia de pescadores, onde seus moradores comemoram anualmente, no dia 2 de fevereiro, a Festa de Iemanjá – homenageada em diversas canções como “Janaína” do compositor Otto. Em uma pequena extensão de areia está a praia do Buracão, uma das preferidas dos jovens e pessoas que buscam locais alternativos na cidade.
Como tudo acontece por ali, é um ótimo lugar para ir quando não se tem certeza do que quer fazer. Você pode acompanhar o movimento de cada lugar e, se um não agradar, é só andar mais um pouco que logo surge algo interessante.
O lugar que pensamos ser imperdível é a Casa Rio Vermelho Vida e Obra de Jorge Amado e Zélia Gattai
“Se for de paz, pode entrar”
“Os visitantes podem percorrer mil metros quadrados dentro da casa, inclusive o jardim onde estão as cinzas do casal. Além disso, cada um dos 15 ambientes projetados, que mantém as características originais.”
Um pouco mais recolhido, no Parque Cruz Aguiar, no boêmio Rio Vermelho, podemos conhecer a casa onde morou Jorge Amado e Zélia Gattai. Um passeio delicioso por cada cantinho da intimidade de um casal que marcou a história da literatura baiana e brasileira. Esse passeio pela casa, vida e obra, nos convida a um sonho de participar mesmo que como espectadores, de onde partiu a inspiração, a invenção e o amor pelas palavras. Impossível não lembrarmos em cada passo dado, dos “anarquistas graças à Deus, de Gabriela, de Tieta, dos Capitães de areia…”
Ah, passaria mais tempo a falar, mas o melhor é se cada um experimenta essa experiência “voyeur” autorizada!
- Rua Alagoinhas, 33
- (71) 3333-1919.
- Aberto de terça a domingo, das 10h às 17h.
# NÃO DEIXE DE IR
- Vila Caramuru – antigo Mercado do Peixe
Recentemente reformado, é um ótimo local para uma fazer uma refeição ou tomar uma cerveja com os amigos. Amplo, bonito, bem cuidado, linda vista, boas opções de restaurantes – alguns com música ao vivo. - Praça Caramuru, 2.
- Largo de Santana
O Largo de Santana ou para os mais íntimos conhecidos como Largo da Dinha é um espaço público frequentado por grande numero de pessoas durante toda a semana, ficando localizado no Rio Vermelho e seu horário de maior movimentação é durante a noite. Ótimo lugar para ir com os amigos, beber uma cerveja bem gelada e petiscar.
# RESTAURANTES
- La Taperia | $$-$$$
Bar, frutos do mar, mediterrânea. - Rua da Paciência, 251.
- (71) 3334-6871.
- Casa de Teresa | $$$$
Frutos do mar, pratos regionais. - Rua Odilon Santos, 45.
- (71) 3329-3016
- Fogo de Chão | $$$$
Churrascaria. - Rua João Gomes, 321.
- (71) 3555-9292
- Boteco do França | $$-$$$
Brasileira, pub, bar. - Rua Borges dos Reis, 24-A.
- (71) 3334-2734
- Shanti | $$-$$$ – aberto apenas das 12h às 16h
Menu temático a cada dia da semana de um país oriental | restaurante vegetariano - Rua João Gomes, 10.
- (71) 3011-2646
- Pasta em Casa | $$-$$$
Italiana | com opções vegetarianas - Rua Professor Amerinda Dutra, 65.
- (71) 3334-7232
- Takê | $$$$
Japonesa, Sushi. - Avenida Oceânica, 3864.
- (71) 3332-6784
# BARES
- Chupito | $$-$$$
Bar - Rua da Paciência, 68.
- (71) 99125-3958
- Blue Praia Bar | $$-$$$
Bar, frutos do mar, pub. - Rua Barro Vermelho, 310.
- (71) 3034-3054
- The Dubliners Irish Pub | $-$$
Pub. - Rua da Paciência, 257.
# QUER AGITAR?
- Commons | $-$$
Multiplataforma de eventos. - Rua Odilon Santos, 224.
- (71) 3022-5620
- Troppos | $$-$$$
Contemporânea, pub, pub com restaurante. - Rua Ilhéus, 214.
- (71) 3023-3307
- Teatro Casa do Sesi | $$-$$$
Programação variada de peças e shows de diversos estilos, além de cursos e oficinas, em ampla casa histórica. - Rua Borges dos Réis, 9.
- (71) 3616-7064.
- Espaço Cultural Casa da mãe | $-$$
Espaço de grande variedade cultural e boa música. - Guedes Cabral, 81.
- (71) 3037-9663
CENTRO HISTÓRICO:
Começamos pelo Centro histórico, de um lado o Pelourinho e de outro o charme do Santo Antônio Além do Carmo. Território de músicos, artistas plásticos, manifestação de festas populares, igrejas… O bairro do Santo Antônio lembra cidades do interior com feirinhas de artesanato, cadeira na porta de casa conversa de final de tarde e música da cultura de raiz.
Em meio a esse pedaço de tradição, extraímos uma dica preciosa que lembra a Paris de Lacan. O Cafeliér, café e ateliê de artes. A decoração remete à dos cafés parisienses do século XX, com uma vista para Bahia de todos os santos, um verdadeiro cartão postal. Localizado na Rua do Carmo, n° 50, o espaço foi inaugurado no bairro em 2006.