Ethel Poll
É com entusiasmo que lançamos o primeiro Boletim preparatório para as XXII Jornadas da EBP, Seção Bahia , Loucuras, Crônicas, que acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro de 2017 e que terá como convidada Graciela Brodsky, Analista Membro da Escuela de Orientación Lacaniana e Ex-Presidente da AMP, assim como a presença de Sérgio Laia, AE, recém nomeado da EBP/AMP.
O objetivo do Boletim Cronicid@des é abordar a psicose desde a patologia até a vida cotidiana, entendendo a loucura, a partir da crônica singular de cada um . Nosso compromisso é ofertar um espaço epistêmico , aberto para novas invenções e interlocuções , sempre orientados pela política lacaniana do Campo Freudiano. Nossas rubricas são o modo que encontramos de acomodar a nossa loucura. Elas englobam , além de textos de orientação teórica, resenhas de atividades preparatórias e livros , um espaço de conexões, buscando o que há de crônica nas cidades , no mundo e nas artes para mostrar o que cada um faz de sua loucura é algo muito singular.
Psicoses, ordenadas sob transferência
Texto: Miquel Bassols . | . Tradução: Carla Fernandes
A solidez de um conceito clínico é medida pela efetividade de seu uso, especialmente quando dá conta de um campo de fenômenos para os quais não existia antes um plano estabelecido. A partir dessa perspectiva, podemos dizer sem dúvida que o conceito de psicoses ordinárias, criado por Jacques-Alain Miller no final dos anos noventa, tornou-se um conceito clínico já estabelecido, um conceito de uma efetividade relevante, haja vista o seu uso amplamente estendido desde então no Campo Freudiano… e mais além. As psicoses ordinárias dão conta de uma série de fenômenos que às vezes passam despercebidos por sua aparente normalidade, mas que, escutados desde o ensino de Lacan, indicam as condições de estrutura que temos aprendido a localizar no campo das psicoses.
Psicanálise, saúde mental e cidadania
Vera Lúcia Veiga Santana
“Os loucos são vítimas individuais por excelência da ditadura social; em nome dessa individualidade intrínseca ao homem, exigimos que sejam soltos esses encarcerados da sensibilidade, pois não está ao alcance das leis prender todos os homens que pensam e agem”.
Pensar o conceito de saúde mental, em conexão com outras áreas que se ocupam do mesmo objeto, exige um esforço de reflexão muito grande para poder extrair das questões fundamentais os pontos onde as ações se integram, mas a praxis na maioria das vezes diverge.
Atividades Preparatórias do Núcleo de Psicose
Marta Inês Restrepo
No núcleo de Psicanálise e Psicose estamos trabalhando neste ano, A psicose ordinária, tema preparatório da XXII Jornada da EBP-Bahia e para o XI Congresso da AMP.
Na quarta-feira 19/7 trabalhei um texto da Convenção de Antibes -A Psicose Ordinária- da Seção Clínica de Clermont-Ferranda, Antena Clínica de Dijón e Seção clínica de Lyon.
Livro Psicopatologia
Lacaniana
Júlia Solano
No núcleo de Psicanálise e Psicose estamos trabalhando neste ano, A psicose ordinária, tema preparatório da XXII Jornada da EBP-Bahia e para o XI Congresso da AMP.
Na quarta-feira 19/7 trabalhei um texto da Convenção de Antibes -A Psicose Ordinária- da Seção Clínica de Clermont-Ferranda, Antena Clínica de Dijón e Seção clínica de Lyon.
Antecedentes da Psicose Ordinária
Resenha a partir das notas da apresentação de Iordan Gurgel no Núcleo de Psicose – Por Marcelo Braz de Almeida
Às vezes, abordamos a Psicose Ordinária com uma certa naturalidade, como se ela já fosse um conceito consolidado, sedimentado. Porém, amiúde a abordamos como algo não familiar, que nos deixa interrogações no momento seguinte ao que acreditamos apreendê-la. Esta relação com o Unheimlich que o conceito parece nos remeter é justamente o que nos tira da zona de conforto e que volta a desnaturalizar o que poderia ser naturalizado.
Resenha da atividade do PIPOL
Nayahra Reis
Nos dias 01 e 02 de julho deste ano, aconteceu em Bruxelas, Bélgica, o 4° Congresso Europeu de Psicanálise – Pipol 8, e teve como título : « La clinique hors-norme ». Este congresso, reunindo psicanalistas de diversos países europeus, visou interrogar os efeitos do discurso do mestre predominante na atualidade, o qual se caracteriza pelo controle social, pela normatizaçao e pela lógica da prevenção, e o qual questiona até mesmo a eficácia do tratamento psicanalítico com os autistas.
Este título é uma singela homenagem da EBP/Ba a José Miguel Wisnik, que com sua linda música, “solta grãos de resplendor na loucura”!
Os Insênicos – nosso nascimento
Texto de Renata Berenstein – Insênicos
Juntos chamamos os três toques que anunciam o início do espetáculo, e nas nossas rotinas de ensaio, o início das cenas de improviso. Os atores se concentram e começam a interpretar a cena que combinaram minutos antes. Brincam de interpretar, de transformar a imaginação em ato e o delírio em cena. Os Insênicos é uma companhia de Teatro formada atualmente por quatorze pessoas portadoras de transtornos mentais e dirigida por mim, há cerca de sete anos. Nascemos juntos, eles como atores e eu como diretora. Aprendemos juntos um fazer teatral próprio da loucura que nos cabe.