Comissão de Livraria da XXII Jornada da EBP-BA
Aos loucos e aos muito loucos por livros, nós, da Comissão de Livraria, realizamos um levantamento de livros nacionais em parceria com a Livraria LDM e livros internacionais da Grama Ediciones para serem disponibilizados à venda com preços especiais durante a XXII Jornada da EBP-BA, Loucuras, crônicas. Vamos ofertar a vocês um espaço cultural com uma proposta aconchegante, eficiente e que desperte o interesse para a leitura e a compra dos livros.
Organizamos com o apoio especial de Julia Solano, associada do IPB-BA, exposições de algumas das obras dos artistas Elia Cardoso e Esteban Vivaldi. Elia Cardoso é artista plástica formada pela UFBA, Especialista em Teoria da Psicanálise de Orientação Lacaniana e desde então passou a se questionar sobre a função da arte na vida humana. A partir daí percorreu os caminhos da Psicanálise encontrando uma forma de associar Arte e Psicanálise, desenvolvendo seu trabalho no campo da Saúde Mental. Considera a arte como meio terapêutico de compensação, sublimação, criação e uma forma de contornar o vazio inerente à
condição humana. Já expôs suas obras na Galeria Canizares, ACBEU, Espaço do Ser, Casa 48, dentre outras galerias de Salvador. A artista nos brindará com uma exposição inventiva, intitulada A incomensurabilidade do objeto a.
Esteban Vivaldi é Italo-chileno, um artista eclético, que se ocupou do Grafitismo, Arquitetura, Cinema e Ilustração. Está entre os pioneiros do Grafitismo em Roma nos anos 90, quando, na Europa, começou a se difundir o movimento, nascido em Nova York alguns anos antes. As obras apresentadas são uma seleção da Mostra Vidas, amores, desejos e outras ilusões do século XXI, realizada no final do ano passado em Salvador. A exposição conta com onze reproduções em Papel Arte de desenhos com tinta Nanquim e Aquarela. Cada desenho é um pequeno conto que retrata contradições, mentiras e ilusões dos personagens que o artista coloca no papel como em uma cena de filme. Esta exposição está sendo exibida também na Embaixada Chilena em Roma.
Ficou louc@ pelas obras das exposições e quer levar? Pode comprar na livraria!
Contaremos com os lançamentos dos livros Uma mulher e um homem depois da análise, com a participação de Lêda Guimarães, autora do livro em co-autoria com Luis Darío Salamone, e Lacan chinês: poesia, ideograma e caligrafia chinesa de uma psicanálise, com a participação do autor Cleyton Andrade. O livro venceu o Prêmio Jabuti 2016 na categoria Psicologia, Psicanálise e Comportamento. Fiquem atentos à programação da Jornada!
Aos que não viram, apresentamos a pesquisa bibliográfica com a sugestão de textos de autores que abordam a temática da loucura: Freud, Lacan, Miller, da nossa convidada Graciela Brodsky e de outros autores do Campo Freudiano, que pode ser acessada no site da Jornada: http://www.ebpbahia.com.br/jornadas/2017/bibliografia/.
Dá tempo de ler, se preparar e participar das discussões!
Esperamos por vocês!! Até breve!